Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

Constituído por empresas construtoras reconhecidamente engajadas em processos de melhoria da qualidade e desenvolvimento tecnológico, o comitê identifica necessidades, desenvolve e promove ações.

O Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ) mantém sua agenda comprometida com eventos que promovem a troca de experiências bem-sucedidas em setores estratégicos como Estruturas, Sistemas Prediais e BIM (Modelagem da Informação da Construção), além de promover missões e intercâmbios técnicos internacionais.

O grupo mantem-se alerta sobre as questões envolvendo legislação e segurança jurídica do setor de construção imobiliária. Além disso, mantem uma agenda periódica de encontros com concessionárias de serviços públicos e secretarias municipais.

Seus Grupos de Trabalho (GTs) mobilizam profissionais das construtoras, buscando soluções para os desafios comuns enfrentados pelas empresas. Os grupos de trabalhos ativos no período e seus respectivos membros tem como suas principais funções: realizar diagnósticos identificando as necessidades comuns às empresas relacionadas à tecnologia, gestão, qualidade e produtividade; e planejar e viabilizar ações que gerem resultados para as empresas associadas ao SindusCon-SP e para o setor da construção civil brasileira.

Em relação à normatização, o comitê segue participando da elaboração ou revisão das Normas Técnicas da ABNT, que afetam o setor.

10 PONTOS CENTRAIS DE AÇÃO

1. Trabalho conjunto na busca de caminhos do desenvolvimento sustentável;

2. Estudos de novas tecnologias e inovações para maior industrialização e produtividade do setor;

3. Incentivo e desburocratização objetivando maior celeridade aos licenciamentos;

4. Atuação próxima às concessionárias de serviços e órgãos governamentais que impactam nos processos do

setor;

5. Ações conjuntas com o Comasp (Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP), focadas no meio ambiente e

sustentabilidade;

6. Acompanhamento das normas técnicas e suas atualizações;

7. Padronização na aplicação da Norma de Desempenho pelas construtoras;

8. Criação de banco de ensaios para a Norma de Desempenho;

9. Acompanhar a modernização da legislação trabalhista;

10. Intensificar a atuação das Comissões e Grupos de Trabalho.

TEMAS PRIORITÁRIOS

• Aumento da Produtividade e Competitividade;

• Busca permanente pela industrialização;

• Acompanhar as inovações e novas tecnologias desenvolvidas aplicáveis ao setor;

• Melhorar o nível técnico e a qualidade do setor;

• Intensificar a comunicação na cadeia produtiva;

• Regulamentação do Setor – Normas Técnicas,

• Capacitação e difusão de conhecimento técnico.

iCON Hub

O iCON Hub, programa de inovação da Construção, busca nas suas atividades, aproximar as construtoras das startups.

Ele foi criado para fomentar inovação e empreendedorismo na construção civil brasileira, unindo empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia. Idealizado pelo SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures, o Hub acaba de encerrar satisfatoriamente o quarto ciclo do seu Programa de Inovação Aberta.

Universidade Corporativa SindusCon-SP

A indústria da construção tem aumentado sua atividade. Novos colaboradores e aqueles já atuantes precisam se atualizar periodicamente. Para ajudar as empresas a responderem a este desafio, desenvolvemos a Universidade Corporativa SindusCon-SP.

Ela é a oportunidade para as construtoras atualizarem o conhecimento de seus profissionais com as inovações em produção, sustentabilidade e gestão, elevando sua capacidade competitiva no mercado.

A Universidade Corporativa SindusCon-SP oferece cursos práticos e objetivos para os colaboradores das empresas associadas e não associadas à entidade, em parcerias com instituições e professores especializados.

EVENTOS

Para o CTQ, a indústria da construção precisa estar atenta às novas tendências. Os eventos, seminários e workshops voltados aos temas de maior preocupação com o setor, já mobilizaram mais de 12 mil pessoas entre participações presenciais e on-line. Abaixo seguem os principais eventos de calendário que permeiam o comitê.

• O Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais – visa priorizar a modernização dos sistemas prediais e os desafios para sua correta instalação e manutenção.

• O Seminário Tecnologia de Estruturas tratar de inovações em sistemas construtivos, prevenção de patologias e recomendações valiosas para o aumento da produtividade. O tradicional evento soma mais de 230 palestras com os mais renomados profissionais do setor ao longo dos seus 20 anos de existência.

• O Seminário Internacional BIM, conta com apresentações de profissionais altamente capacitados e experientes, que falam das experiências com a modelagem, tanto no setor público quanto no privado, e as perspectivas para o uso em larga escala da ferramenta no Brasil.

• O Prêmio BIM Realizado pelo SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ), o prêmio visa promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em obras de engenharia, empresas de projetos, planejamento e construção, órgãos públicos e estatais, fornecedores de insumos para o setor, bem como estimular seu ensino e pesquisa nas universidades.

O prêmio teve sua primeira edição em 2016 e laureou trabalhos de grande destaque nas suas várias categorias, revelando empresas que estão na vanguarda do uso de BIM no Brasil.

SINDUSCON-SP NA PRÁTICA

O SindusCon-SP, criou uma plataforma de cursos on-line para aproximar as empresas fabricantes de material de construção, o Sindicato, as prefeituras e a faculdade com os acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura, com o objetivo de dar uma formação mais prática para o exercício da profissão após formados. A plataforma SindusCon-SP na Prática consiste em proporcionar ao aluno uma formação extracurricular através das horas complementares exigidas no plano curricular das Universidades. Os alunos terão acesso a cursos elaborados pelas empresas da área de construção civil, bancos e prefeituras, os quais estarão abertos a todos os alunos das Universidades e IES associadas ao SindusCon-SP.

Considerando que somente no estado de SP há mais de 100 mil acadêmicos nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e que no Brasil há cerca de 400 mil, este projeto beneficiará mais de uma centena de milhares de jovens numa formação mais sólida e mais próxima da prática de sua profissão.

www.sindusconspnapratica.com.br

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo